Ansiedade no Esporte: Como Aliviar Tensão Antes e Durante as Competições e Evitar Prejudicar o Desempenho 5/5 (1)

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Ansiedade no Esporte: Como Aliviar Tensão Antes e Durante as Competições e Evitar Prejudicar o Desempenho

 

prejuízos da ansiedade no esporte de alto rendimento como a corrida

São varias as razões que fazem o excesso de tensão e ansiedade no esporte interferem no desempenho esportivo.

O certo é que as emoções fazem parte do nosso dia-a-dia e têm papel importante na vida dos atletas e praticantes de atividade física de alto rendimento.

Uma das emoções mais relatadas no contexto esportivo é a ansiedade

A ansiedade é o nome dado ao sentimento que temos ao encontrar eventos que podem nos levar a vivenciar situações ruins.

Na verdade, a ansiedade aparece quando não sabemos o que está por vir.

Um atleta que vai participar de uma competição importante, para a qual se preparou durante meses, provavelmente experimentará algum tipo de ansiedade.

Um treinador que está prestes a disputar uma final importante também se sentirá ansioso.

Observamos que, no contexto esportivo freqüentemente atribui-se um mau desempenho ao excesso de ansiedade.

Algumas vezes essa afirmação é correta.

Entretanto, nem sempre que um atleta apresenta um mau desempenho, podemos afirmar que a culpa é da ansiedade.

Por que o excesso de ansiedade e tensão interfere no desempenho esportivo?

Segundo as pesquisas na área esportiva de alto rendimento existem basicamente quatro razões que examinaremos a seguir.

O excesso de ansiedade interfere na qualidade da atenção e concentração do atleta.

Quando um atleta está muito ansioso, sua atenção fica estreita durante um longo período de tempo:

  • ou ele fica focado unicamente no estímulo externo que apresenta perigo,
  • ou então no pensamento que detona essa ansiedade, e assim deixa de perceber outros estímulos importantes à sua volta.

Muitas vezes o pensamento do atleta antes e durante uma competição é o grande responsável por esse excesso de ansiedade.

Por exemplo, um corredor que fica repetindo para si mesmo durante os treinamentos que não sabe se vai conseguir atingir o seu objetivo na prova alvo, experimentará uma ansiedade elevada.

Como conseqüência, o seu foco sai dos treinos e da prova e fica voltado para esses pensamentos.

como ter uma corrida perfeita sem lesões

Sabemos também que um atleta com a atenção prejudicada estará mais suscetível a lesões.

O excesso de ansiedade no esporte também consome energia desnecessária

Este consumo extra de energia pode ser problemático em situações nas quais o corredor precisa ter resistência, como em provas de distancias mais longas (21km para cima).

Vamos imaginar uma maratona, prova alvo do atleta para o ciclo de treinamento do semestre.

Se o corredor estiver com excesso de ansiedade, o gasto energético vai ser maior e isso provavelmente vai interferir no seu desempenho no final da prova.

Outro efeito é o aumento de adrenalina

O aumento da adrenalina faz com que o atleta, não preparado mentalmente, se precipite em em controlar seu ritmo durante a realização da corrida, o que pode prejudicar seu rendimento.

O efeito final é que essa ansiedade experimentada durante as competições geralmente não está presente no ambiente de treinamento, portanto é um estímulo novo, ao qual o atleta não está acostumado e que provavelmente interferirá no seu rendimento.

Isso explica por que muitos atletas treinam bem e não conseguem repetir essa “performance” nas competições.

Como evitar que a ansiedade prejudique o atleta na competição

Para entender como a ansiedade interfere no rendimento do atleta é fundamental observar seu comportamento em diversas situações, bem como conhecer sua história de vida.

A partir daí, é possível traçar estratégias para ensiná-lo a identificar e controlar este sentimento.

Para isto é bom realizar atividades mentais de controle emocional como a descrita no método TMRun.

Nele o atleta ou treinador irá aprender a utilizar seu poder mental como um aliado na hora da competição e com isto buscar o resultado esperado com base nos treinamentos realizados.

Para outras dicas de treinamento psicológico para atletas de alto rendimento acesse o ebook: 12 Dicas para Vencer sua Batalha Mental na Corrida 

Abraço e boas corridas!

Quantas estrelas vale este artigo?

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