5 Exercícios Educativos para uma Corrida mais Eficiente com Economia de Energia (+videos) 4.85/5 (34)

Compartilhe

Exercícios educativos para corrida

Olá amigo das corridas,

hoje quero falar com você sobre os exercícios educativos (ou corretivos) na corrida.

Apesar de este ser um assunto que alguns leitores do blog já me solicitaram, a realidade é que para muitos corredores este é um treinamento secundário ou até desconhecido.

E isto é uma pena, pois incorporar os exercícios educativos a sua rotina de treinos  pode fazer maravilhas no seu desempenho e de quebra ajudar a prevenir elas, as temíveis, indesejadas e chatas lesões. 🙁

Agora você pode estar pensando:

O que são os exercícios educativos e como eles podem me ajudar a correr melhor?

Para responder a esta questão peço que você acompanhe este meu raciocínio abaixo, ok?

Vejamos então o que acontece quando você corre:

Você já deve saber que:

  • Quando você estiver correndo, invariavelmente estará gastando energia e naturalmente a cada km vai ficando um pouquinho mais cansado, certo?

E que:

  • A velocidade que a sua energia é consumida afeta diretamente por quanto tempo você vai  conseguir correr a uma determinada velocidade, concorda?

Seguindo o raciocínio acima se você conseguir gastar menos energia correndo a uma X velocidade você poderia correr por mais tempo, certo?

Pois bem,

se você concordou com as afirmações acima acredito que também concordará que seria inteligente e muito benéfico se pudéssemos correr gastando menos energia, certo?

Pois então corredor, ai está a resposta para a questão acima:

  • Exercícios educativos servem para que você aprenda a gastar menos energia enquanto estiver correndo. O que te possibilitará correr mais longe, mais rápido e por mais tempo.

E então, captou a ideia? Sim, beleza. Então vamos em frente.

Com os exercícios corretivos sua postura irá melhorar e você se tornará um corredor mais eficiente, econômico e elegante.

Veja esta imagem, qual postura você considera a melhor para correr?

postura ao correr

Imagem de ref. desconhecida

Analisou? Beleza, então continue lendo o artigo porque agora:

  • vou compartilhar com você quais são os principais exercícios educativos (ou corretivos) e também quando e em que momento você pode estar executando eles.

Preparado?

Quais são os principais exercícios educativos para corrida?

Os exercícios corretivos mais comuns e mais praticados para a corrida de rua são o Skipping baixo e alto, o Anfersen, o Dribling, o Hopserlauf e o Kick-Out;

Para saber mais sobre eles e como cada um deve ser executado eu fiz um breve resuminho para você, confira:

Skiping Alto e Baixo:

  • objetivo: correção e amuamento do tamanho da passada;
  • execução: corrida parada elevando o joelho até a altura do quadril(alto) e elevação de 45º no baixo. Manter os braços em um angulo de 90º.
  • obs: A diferença do alto e baixo está no tipo de competição visada pelo atleta. Geralmente o Skiping alto é para provas de velocidade e curtas e o baixo para corredores de longa distância. Porém, nada impede que você execute os dois.

Anfersen:

  • objetivo: correção da parte anterior da corrida(perna para trás);
  • execução: corrida parada ou em deslocamento elevando o calcanhar até os glúteos(não precisa encostar) coordenado com o movimento de braço.

Dribling:

  • objetivo: fortalecer e aumentar a mobilidade do tornozelo;
  • execução: elevar o calcanhar alternadamente sem tirar os pés do chão(parado e em movimento), mais movimento lateral dos braços.

Hopserlauf:

  • objetivo: melhorar a postura do quadril;
  • execução: elevar pernas e braços alternadamente dando um pequeno salto a cada elevação. Pode ser feito parado ou em deslocamento.

Kick out:

  • objetivo: aumentar a amplitude da passada;
  • execução: correr jogando os pés alternadamente para frente, como se estivesse chutando. Coordenar o movimento lateral dos braços.

E então amigo, o que achou? Meio complicado?

como ter uma corrida perfeita sem lesões

Sim, eu sei. Então para ajudar a clarear as coisas incluí no artigo alguns vídeos dos exercícios descritos acima sendo executados.

Continue lendo o artigo,  assista aos vídeos e aprenda a executar os exercícios educativos para melhorar a sua corrida.

Vídeo de exercícios para corrida do professor Nelson

Neste vídeo o professor Nelson mostra como executar cada um dos exercícios acima, bem como outros mais avançados. Clique e assista.

Outros tipos exercícios educativos para corredores

O pessoal da assessoria esportiva da BH Race  fez um vídeo bem completo de exercícios corretivos.

Além dos tradicionais, eles também mostram a execução de outros tipos de educativos.

Só não estranhe o nome diferente que eles deram para os  exercícios (mas até que ficou engraçado).

Vídeo educativo para movimento dos braços

Como eu já falei no artigo Como Começar a Correr Como um Profissional, o seus braços também correm.

Então deixo aqui este vídeo em inglês (você pode usar as legendas) onde é mostrado e explicado como deve ser o movimento e a posição correta dos seus braços ao correr.

Vídeo Biomecânica de corrida

Por último compartilho com você um excelente vídeo do pessoal do Corrida no Ar. Sem dúvidas este é um vídeo que todos os corredores deveriam ver.

Além de falar da importância dos exercícios educativos, eles também dão explicações científicas e muito esclarecedoras sobre a Biomecânica da corrida.

Quando e onde executar os exercícios educativos?

Agora que você já aprendeu a importância dos exercícios educativos e como executar cada um deles, chegou a hora de introduzi-los na sua rotina de treinos.

Mas como fazer isto, em que momento e aonde?

Bom, para isto você tem algumas opções:

  1. Incluir os educativos como complemento do aquecimento nos treinos. Você pode trotar uns 10 min e depois fazer alguns educativos antes do treino principal. Funciona bem tanto para os treinamentos intervalados como para o Fartlek.
  2. Você pode fazer os corretivos no meio ou após algum treino leve ou regenerativo. Nesta opção você pode também correr alguns trechos descalço, o que é outro exercício educativo muito bom.
  3. Ou você pode executar estes exercícios em um dia que você não vai correr. Por exemplo, no dia que você faz musculação.

Dica final sobre os educativos

Como dica final sobre a execução dos exercícios recomendo que, como em tudo na corrida, você comece aos poucos.

Ou seja, se você tentar de cara incluir quatro ou cinco tipos de corretivos nos seus treinos você vai se perder e não vai executar nenhum corretamente.

Então comece aos poucos, introduza um ou dois tipos em um treino, execute eles por alguns dias. E vá analisando as respostas do seu corpo, testando e incluindo outros.

Bom por hoje era isto, espero que tenha gostado.

Bons treinos e boas corridas.

Correr é real e relativamente simples,
mas não é fácil. Mark Will-Weber
*obs: O autor não se responsabiliza, por qualquer resultado, prejuízo ou lesão em decorrência da prática deste exercício. No texto ele apenas compartilha sua experiência de corredor amador.

Quantas estrelas vale este artigo?

Compartilhe

13 Comments

  1. Gostei de suas dicas, estou pegando elas para aprender mais, e Passar para Meus Companheiros de minha Equipe Ultra Pace TEAM, não sou professor mais faço meus educativo sem problema com muitos Pessoas da 3*. Idades junto me Acompanhando Oootmmmoo, Valeu!

  2. Muito bom mesmo seu blog. Deveria morar aqui em minha cidade (Arapiraca/AL), pois me motivaria bastante e de forma correta na corrida.

  3. Boa Tarde! Parabéns pelo artigo.
    Fiquei com uma dúvida sobre o treinamento educativo, qual o tempo de duração e quantos exercicios devo usar em cada treinamento? Já li artigos que dizem que 4 são o suficiente e repetir 4x o circuito, numa distancia de 10 metros(cada exercicio), com descanso de 1 minuto entre os circuitos. Qual é a maneira correta de excutar os mesmos?

    Desde já agradeço a atenção.

    • Olá Jaulin,

      eu normalmente executo os educativos como aquecimento dos treinos.

      Geralmente defino uma a ser percorrida distância em cada exercício, e como descanso volto para o ponto de origem caminhando.

      Está questão de quanto fazer de cada exercício é bem variado mesmo, o importante é fazer.

      Abraço e bons treinos

  4. o seu blog é um dos melhores que eu já visitei, e olha que fui em muitos! super objetivo e com assuntos que realmente interessam. eu estou começando a correr agora, por isso estou me munindo de toda informação que está ao meu alcance pra poder correr bem sempre! por isso quero te dizer: muito obrigada por partilhar conosco sua experiência e seus conhecimentos, tem sido de muita ajuda para mim! vou seguir seu conselho e fazer dois educativos por vez durante um tempo, mas é bom fazer quanto? uns 2 minutos de cada um deles?

  5. Raul Alberto Benitez

    Fantástico professor , era o que eu precisava ,obrigado , vou iniciar hoje mesmo , como eu não tive uma base ,agora irei investir nesse programa , valeu ,abraço .

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *