Técnica de Como Correr na Descida, Evitar Lesões (vídeo) e Diminuir o Impacto 5/5 (4)

Compartilhe

Dizem que para baixo todo santo ajuda e certamente que correr na descida é mais fácil.

correr na descida

Mas quais as consequências?

Será que é só soltar o corpo e aproveitar a ladeira  para correr o e mais rápido que puder?

Bom, estas e outras questões que vou tentar responder hoje:

O que muda ao correr em descida?

Na descida trabalhamos a musculatura de modo diferente, na forma excêntrica, o que acaba exigindo mais do corpo para sustentar o impacto a cada passada.

Como isto não é o comum, não executar o movimento correto na descida aumenta o risco de lesões musculares nas panturrilhas, nas canelas e claro nos joelhos.

Além disto correr de forma errada nas descidas também pode colocar em grande perigo seus joelhos, tornozelos e quadris.

Técnica para correr na decida em segurança

A melhor forma de evitar as lesões e aproveitar melhor ladeira deve-se correr com a técnica uma que possibilite diminuir os impactos de cada passada.

Para tanto você deve prestar atenção principalmente a posição do seu troco, ao tamanho da passada e a forma como você aterriza.

Veja no vídeo aula do treinador Andrei Achar  como executar a técnica e correr com segurança em qualquer ladeira.

E  aí amigo, entendeu a técnica e o esquema para correr “morro abaixo”? Espero que sim!

Para outras dicas de como melhorar sua técnica e ter uma corrida perfeita segue o link do site do Andrei.

Outras dicas e cuidados ao correr nas ladeiras

Além de executar a é técnica de forma certa recomendo você não abusar da gravidade e nas ladeiras.

Mesmo que não pareça,  correr na decida cansa e pode quebrar a sua prova.

como ter uma corrida perfeita sem lesões

E digo isto por experiência própria. 🙁

Uma fez participei de uma prova que largava em uma forte descida, e como você deve imaginar larguei com tudo.

Logo comecei a ver que algo não estava normal, já que estava  na frente de corredores bem mais fortes que eu.

Resultado foi que consegui  a proeza de quebrar no segundo km, kkkk…

Como a prova só tinha pouco mais de quatro meu resultado ficou bem abaixo do esperado. 🙁

Resumindo a lição: mantenha a calma nas decidas

Cuidado dos joelhos

Outro motivo que tem me feito maneirar o ritmo ao descer são os meu joelhos.

Depois que fiz a cirurgia no menisco eles começaram a reclamar mais das ladeiras.

Por isto, mesmo nos treinos procuro evitar tanto as descidas mais íngremes como também não variar muito a altimetria (apesar de prejudicar um pouco a qualidade da rodagem).

Acho que por hoje era isto?

E você, como corre nas descidas? Compartilhe suas experiências.

Abraço e boas corridas!

“Canalizo todas as minhas energias para ser o melhor do mundo.” Ayrton Senna

Quantas estrelas vale este artigo?

Compartilhe

Comments are closed