Como Começar a Correr Como Um Profissional 4.85/5 (180)

Hoje quero fazer um alerta de como começar a correr de qualquer jeito pode ser prejudicial para seu desempenho e futuro neste aparentemente simples esporte.

Vamos em frente?

Um belo atrás estava passeando com a minha esposa quando passou um “corredor” por nós que corria de uma forma tão estranha que parecia que ele já ia tropeçar nas próprias pernas e se estrebuchar no chão.

Começar a correr corretamente

Neste momento me surgiram as seguintes perguntas:

  • Por quanto tempo esta homem vai continuar correndo assim até que ele se lesione?
  • Quantas outras pessoas estão começando a correr ou já correm a  algum tempo de uma forma totalmente errada?

A resposta a estas perguntas provavelmente são que: se o corredor continuar a correr daquela forma tão estranha, não vai demorar muito para as lesões aparecerem.

E que certamente milhares de pessoas que correm e começam a correr de uma forma totalmente errada e equivocada também irão se lesionar em função das suas “não técnicas de corrida”.

Perigos de Começar a Correr por Correr

Hoje é perceptível o crescimento da popularidade das corridas de rua, cada dia mais e mais pessoas estão começando a correr, isto é bom por todos os benefícios que uma atividade física traz a saúde.

Mas aí pode estar um perigo muito grande.

Ao contrário do que muita gente pensa e faz correr não é apenas calçar um tênis e sair correndo pelas ruas e estradas afora.

Quando eu comecei a correr o esporte ainda não tinha este ar de “modinha”* dos dias de hoje.

*Obs: acho muito bom estarem surgindo novos corredores. Porém minha preocupação é de que forma eles estão “nascendo” no esporte?

Há 10 anos quem participava de provas eram na sua maioria corredores competitivos, eram pessoas que corriam não apenas por saúde ou para se mostrar, e sim para superar os seus concorrentes, seus limites e subir no pódio.

Talvez por isto, estivessem sempre em busca de evoluir a sua corrida, buscando com os corredores mais experientes e que ganhavam premiações nas provas as melhores dicas e técnicas para correr melhor.

Mas, você deve ter se perguntado: o que isto tem a ver com a técnica de corrida?

Digo que tem tudo, quando você corre por correr você não se preocupa em como correr corretamente e sim em botar uma perna na frente da outra e ir embora.

técnica para correr certo e evitar lesõesTalvez agora você pode ter ficado mais confuso ainda, como assim, correr não é apenas correr?

Se você quiser ter um bom desempenho e principalmente evitar as lesões a resposta é não.

Para correr com a técnica correta você tem que prestar atenção em diversos detalhes, como postura do corpo, movimento dos braços, respiração e a forma que você pisa em cada passada.

Este último detalhe é o mais critico, ele é o que irá te causar as mais dolorosas lesões, se você for do grupo dos corredores que correm de qualquer jeito.

E foi justamente para tentar mostrar Como Começar a Correr utilizando a técnica correta para evitar lesões e correr de uma forma mais fácil, eficiente e profissional possível que decidi escrever este artigo para você corredor.

Por que Você Começa Correndo Errado?

Correr errado não é só culpa da sua falta de informação, mas são também das informações erradas que você recebe de quem aparentemente entende do assunto, me refiro a mídia entorno da divulgação do mercado de tênis.

Para vender os seus produtos eles acabaram induzindo as pessoas a correrem de uma forma totalmente errada.

E para provar isto, me responda o que você mais levou em conta quando escolheu o seu primeiro, ou os primeiros tênis de corrida?

  1. Aposto que foi a capacidade de amortecimento do calçado;
  2. E que a primeira parte do tênis que você olhou foi o amortecimento do calcanhar.

Provavelmente você concordou com as minhas respostas.

Pois é, eu também já pensei e escolhi tênis assim. 🙁

Falta de informação custa caro e pode causar lesões

Inclusive o calçado esportivo mais caro que eu comprei na vida foi em virtude de ele ser considerado um dos melhores nestas características.

  • E agora eu afirmo: foi a pior compra de tênis que eu fiz na vida.

Era um tênis muito instável, em cada treino saia com os tornozelos ralados (batia um pé no outro) e com os joelhos doendo.

Obs: Não vou relatar aqui o modelo para não ter problemas com a marca.

No final das contas, após poucas semanas de uso, tive que aposentar ele e voltar para o meu tênis velho e não tão cheio de amortecedores assassinos.

Ao comprar um tênis de corrida sempre olhe para o calcanhar

É justamente no sistema de amortecimento do calcanhar que está à causa da maioria das lesões dos corredores.

para começar a Correr certo não se deve aterrizar com o calcanhar

Não que o amortecimento não seja efetivo e não amorteça nada o problema está no formato dos tênis que “obrigam” você a correr aterrissando com o calcanhar e modificam a forma natural de correr.

Sim corredor, este é o problema, aterrissar com o calcanhar.

Apesar de isto estar começando a mudar um pouco hoje, uma das principais causas de lesões são os tênis cheios de almofadas e amortecedores que a industria de calçados esportivos produz e vende como sendo os melhores para prática da corrida de rua.

Observe um destes tênis mais tradicionais e veja a diferença absurda de altura entre a parte da frente e de trás do calçado.

  • Como pode você correr da forma correta assim?

Aterrissar (pisar) com o calcanhar é a pior coisa que você pode fazer na sua corrida.

Pisar com o calcanhar é como parar de correr por alguns segundos, quando você aterrissa com o calcanhar você não utiliza a força de propulsão e o amortecimento natural que todos nós temos.

E isto acaba também exigindo mais energia e prejudicando seu desempenho.

Para correr certo “Imite” os corredores profissionais

Como prova, peço que você preste atenção na forma de correr dos atletas de elite, eles pisam com a parte da frente do meio do pé e não usam os tênis tradicionais de corrida que tem por aí, e sim calçados com um solado bem baixo.

Veja neste vídeo do corredor Queniano Moses Mosop como ele tem uma corrida limpa e parece flutuar ao correr.

Outra prova que você tem, de que aterrizar com o calcanhar é errado, é observar uma criança que já caminha firme e está se aventurando a dar suas primeiras “corridinhas”, observe como ela não pisa primeiro com o calcanhar;

A Técnica Correta de Como Começar a Correr

Quando você corre deve pisar primeiro com a parte do frontal do meio do pé (médio pé), para assim fazer com que a força da gravidade te ajude a continuar a correr, evitando que ocorra uma parada de centésimos de segundos.

Esta parada é terrível tanto para os seus músculos quanto para o seu desempenho, pois fará com que você tenha que fazer mais força do que o necessário para dar o próximo passo.

Isto tudo que eu estou te falando sobre os tênis de corrida que nos fazem correr errado não foi uma invenção minha e nem vem de agora.

Já em 1970, quando o corredor britânico Gordon Pirie, medalhista Olímpico e depois técnico de outros medalhistas, já alertava no seu livro Running Fast And Iinjury Free (Correndo rápido e livre de lesões) dos problemas que correr de forma errada e principalmente com estes “tênis inimigos do corredor” podem ocasionar.

2 Passos para Começar a Correr corretamente

Você deve ter se perguntado, como eu começo a correr certo então? Para isto, recomendo que você comece fazendo duas coisas:

1º Passo: escolher um tênis adequando

Nos últimos anos as pesquisas em cima das técnicas de corrida tem se tornado tão frequentes e indiscutíveis que os produtores (nem todos) estão aos poucos se ajustando ao que elas dizem e estão produzindo alguns calçados esportivos mais adequados. Tanto que a alteração mais visível é a produção de tênis com um drop mais baixo; *

Obs:* Tive que riscar o texto acima porque inexplicavelmente os tênis com estas características estão sumindo do mercado brasileiro. Para resolver este problema uma alternativa é escolher um tênis de competição.

Veja logo abaixo algumas sugestões de tênis.

O que é o drop de um tênis de corrida?

Drop é a diferença de altura entre o calcanhar e a parte da frente da sola dos tênis.

Os mais tradicionais possuem em média de 12mm de altura no calcanhar,  os calçados esportivos semi-minimalista possuem entre 4 e 8 mm de drop.

Já os calçados minimalistas, entre outras características, possuem 0 (zero) mm (milímetros) de drop, ou seja, não existe diferença de altura entre o calcanhar e parte frontal da sola do tênis.

Um tênis 100% minimalista é impossível de achar no Brasil hoje. Neste caso o jeito é optar por um meio termo.

Neste caso deixo aqui algumas sugestões de modelos de tênis que possibilitam a você correr corretamente.

Tênis Saucony Kinvara 8

tênis saucony para correr certo

 

  • Drop de 4 mm;
  • Tênis bom para competição e treinos de velocidade;
  • Forma/Solado média flexibilidade;
  • Largura da frente na média dos tênis tradicionais;
  • Leve (220g em média), resistente e durável;
  • Bom para quem já corre com tênis de menos de 10 mm;
  • Não 100% minimalista;

Este tênis da Saucony pode ser encontrado nas seguintes lojas:

 

Tênis Nike Free RN Motion Flyknit

  • Drop de 4 mm;
  • Solado flexível que expande ao pisar;
  • Frente larga, com espaço para o movimento natural dos dedos;
  • Resistente, durável e mas macio que outros modelos da linha Free;
  • Interessante comprar um nº maior p/ quem possui o dorso (peito do pé) alto.
  • Bom para quem já correu com tênis mais baixos como os de competição;
  • Tênis leve, 2150g no tamanho 43;
  • Não é 100% minimalista.

Clique aqui para Maiores Informações


Nike Free RN Distance

  • Drop de 4 mm;
  • Solado flexível;
  • amortecimento alto;
  • Frente larga, bom espaço p/ movimento dos dedos;
  • Resistente e durável;
  • Bom para quem só correu com tênis tradicionais;
  • Não minimalista.

Este tênis pode ser encontrado nas lojas:

 

Tênis Skechers GO Run Ride 4 

  • Drop de 4 mm;
  • Solado flexível;
  • Induz a pisada com o meio do pé, com rolagem para frente;
  • Resistência e durabilidade média;
  • Bom para quem só correu com tênis tradicionais;
  • Não minimalista.

Clique aqui para Maiores Informações

Tênis Adidas Takumi Sen 3

  • Drop de 6 mm;
  • Flexibilidade do solado média;
  • Bom para corrida natural com pisada médio/frente pé;
  • Resistência e durabilidade média;
  • Leve, menos de 200g (até nº 43) ;
  • Quem correu com ele aconselha escolher um nº maior;
  • Tênis de competição;
  • Bom também para treinos em pista(boa aderência);
  • Contraforte (suporte no calcanhar) um pouco rígido;
  • Não minimalista.

Clique aqui para Maiores Informações

2º Passo: executar as técnicas para correr certo

O segundo passo é você tentar começar a correr certo, correr como um “profissional”.

E para iniciar você pode seguir um pequeno processo indicado por Gordon Pirie.

Como Começar a Correr como um Profissional

No livro Running Fast And Iinjury Free G. Pirie tem como a sua primeira técnica ficar na ponta dos pés e inclinar o corpo para frente, isto fará com que você naturalmente de uma passo a frente, para se reequilibrar, com a parte frontal do pé.

Primeiro faça um teste com apenas o 1º passo e depois faça outra vez e comece a correr com passos curtos assim que der o primeiro passo a frente.

Uma outra dica para pegar a técnica de corrida mais rápido é correr descalço:

  • experimente correr normalmente como você faz por uns 2 ou 3 minutos, se você aterrizar com o calcanhar logo vai perceber que não é uma boa ideia e a tendência é o seu corpo se ajustar e você correr pisando com a parte frontal ou do meio do pé.

G. Pirie defende que correr descalço é a melhor forma de sentir o seu pé trabalhando e ativando os nervos necessários para a execução da técnica de corrida adequada.

Não separe o seu pé do seu corpo

Além de pisar com a parte de meio para frente do pé você também deve aterrissar com o pé próximo ao seu quadril e com os joelhos levemente flexionados.

Quando você aterriza com a perna esticada e muito a frente do seu corpo o impacto nos seus joelhos é bem maior.

Aterrizando com o pé próximo a sua zona de gravidade você vai estar economizando energia e concequentemente melhorar sua performance.

Veja neste vídeo um detalhamento da técnica correta de correr

Uma forma de saber se você está aterrizando com o pé próximo ao seu corpo é medir a cadência de passadas por minuto.

O indicado é que o número de passadas seja igual ou maior que 180 passos por minuto.

Mas calma, não precisa e nem é recomendado que você fique um minuto inteiro contando cada passo. Neste caso devemos dividir para conquistar.

Conte quantos passos você faz com um dos pés por 15 ou 30 segundos, o ideal é que seja 23 e 45 passos respectivamente.

Seus braços também correm

Não sei se você percebeu nos vídeos acima como os atletas utilizam os seus braços para ajudá-los a correr melhor. Na corrida a sincronia dos braços com a suas pernas  também é importante.

Posicionando e movimentando eles corretamente fará com que você corra mais fácil e economize energia em cada passada.

O ideal é que você não cruze eles através do peito e mantenha as mãos voltadas para o corpo, com os cotovelos num angulo de 30 graus.

Sincronizar os braços com o movimento das pernas fará com que você economize energia e corra de uma forma mais fácil.

Uma forma de posicionar os braços corretamente é correr fazendo sinal de positivo com o polegar (like do Face, sabe?).

Assim naturalmente seus braços vão ficar em uma posição mais próxima do ideal.

Prestando atenção ao detalhes de postura

G. Pirie orienta também que ao tentar correr com a técnica correta você deve prestar atenção a um detalhe de cada vez.

Primeiro a pisada e a aterrizagem com relação ao quadril, depois os braços, e por último continuar consciente de todos os detalhes enquanto corre.

Até que tudo isto passe para o sub-consciente e seja algo tão natural como dirigir ou escovar os dentes.

Ou seja, uma atividade que você faz sem naturalmente sem pensar.

Entretanto, mesmo depois de dominar a técnica da corrida perfeita, é necessário sempre prestar atenção a sua corrida para ajustar alguns detalhes que passam despercebidos.

Concluindo e agradecendo

A técnica de corrida descrita resumidamente neste artigo é algo que eu sinto por não ter conhecido antes.

Talvez se a tivesse não teria tido várias lesões inclusive uma de menisco nos dois joelhos que me fizeram parar de correr por mais de 8 meses.

Agradeço a todos os pesquisadores, atletas e treinadores* que disponibilizaram estas informações nos livros e na internet, hoje corro bem mais consciente e seguro do que fazer.

Uma das minhas referências é o treinador Andrei Achcar. Sem duvida qualquer corredor pode aprender muito com ele.

Espero que você tenha tomado consciência, caso já não a tenha, de que para correr bem e  evitar lesões não se deve correr de qualquer jeito, e sim fazer o máximo de esforço para correr de uma forma correta prestando atenção em vários detalhes.

Se através deste artigo eu conseguir ajudar apenas  um corredor a começar a correr corretamente.

A não se machucar devido a forma que ele corre, já ficarei satisfeito e com a sensação de dever cumprido.

Obrigado pela atenção e boas corridas!

Você não conseguirá fazer uma grande execução, a não ser que a faça primeiro no treino. Chuck Noll

E ai corredor, gostou do artigo?

Tem alguma  sugestão, critica ou elogio para fazer? Então, deixe o seu comentário.

 *obs: O autor não se responsabiliza, por qualquer resultado, prejuízo ou lesão em decorrência da prática deste exercício. No texto ele apenas compartilha sua experiência de corredor amador.

Quantas estrelas vale este artigo?

137 Comments

  1. Boa tarde, professor Rodolfo. Sou iniciante na corrida e há duas semanas comecei com caminhadas e trote, sempre intercalando. Comecei a sentir dores nos joelhos, corri e comprei o adidas ultra boost, achando ter encontrado a solução dos meus problemas. Ontem foi minha primeira corrida com o tênis novo, talvez por já ter lesionado antes, senti que a dor só aumentou. E agora me deparo com a sua excelente matéria e percebo que o gasto foi completamente desnecessário. Percebi também que corro aterrisando com o calcanhar (tá aí meu maior erro e motivo da minha lesão) , mas a minha dúvida é, eu que vou começar de novo, da estaca zero, com as caminhadas 3x por semana, quando sei a hora certa de intercalar com os trotes? É possível medir isso em semanas? E as corridas, quando vou saber a hora de começar? Parabéns pelo artigo e desde já, muito obrigada. Abraços.

    • Oi Glaicyane,

      obrigado pelo seu comentário.

      A não ser que você esteja a muito tempo parada não precisa começar tudo novamente.

      Apenas diminua um pouco o ritmo enquanto você estiver se acostumando com a nova (correta) forma de correr.

      Até pq pode ser que você sinta dores no início devido a ativação de outros músculos que estavam dormentes.

      Abraço e boas corridas

  2. Bom dia Rodolfo,

    Comecei a correr a três meses, obtive uma leve tendinite, procurei o médico e então pediu para usar uma palmilha juntamente com tênis para pé supinado, que seria meu tipo de pisada. Adquiri o tênis recomendado por ele, o asics numbus 18. Gostaria de saber sua opinião sobre esse tênis e se há indicação de algum para pisada supinada. Desde já agradeço. Att, Vera

  3. Boa noite Rodolfo…. Tenho muita vontade de correr mas tenho medo devido a um problema que tenho no meus joelhos que se chama Condromalacia. Será q se eu seguir suas dicas acima eu poderia conseguir… Vc já viu alguém com esse problema é consegue correr.? Um abraço

  4. AMAURI COELHO DOS SANTOS

    Oi Rodolfo!
    Quero dizer que seu artigo foi um choque.
    Muitos anos correndo de forma errada, agora que vi, curtindo a forma de correr, pousando o calcanhar em primeiro lugar.
    Quero dizer que gostava de correr assim, principalmente em corridas longas, em baixa velocidade.
    Sei que estou sendo redundante, mas escrevo para mostrar o valor do artigo.
    Estava procurando um tênis com amortecimento e iria comprar um nimbus 18, quando resolvi pesquisar a opinião dos corredores e caí no seu escrito.
    Percebo a veracidade em razão que estou há 9 meses sem correr em decorrência de uma pequena artrose na parte externa do calcâneo e tem ligação com a fáscia plantar.
    Agora terei que começar do zero e principalmente mudar a atitude mental.
    Desejo saber como vejo um tênis nacional com dropp baixo.

  5. geraldo valtecir da silva

    adorei as dicas estou tentando implantar a tecnica correta não é fácil mas já me livrei até de dores como esporão e dor na curva da sola do pé. gostaria que me indicasse um tenes dos mais baratos e que melhor comvém com as tecnicas obrigado

  6. Excelente matéria, Rodolfo!
    Já corro há cerca de 6 anos. Iniciei com 5 km e, hoje, corro meus 10 km, na casa de 1:05 h. Mas, não consigo melhorar meu tempo.
    Vi que suas dicas sobre pisada, principalmente, mostram que minha passada está errada. E, talvez por isso, termino os 10 km morto.
    Nunca me machuquei, mas, também, não consigo melhorar meu desempenho, enquanto vejo amigos reduzindo o tempo.
    Sempre usei a linha Asics Nimbus, pelo conforte e amortecimento. Hoje tenho o Nimbus 16. Já tentei os Mizuno, mas acho muito duros.
    Mas, pelo visto, quanto à medida do drop, para que eu possa melhorar meu desempenho, a linha Nimbus parece estar bem fora do que deveria ser. Mas, será que mudando para um tênis com drop mais fino, sem amortecimento, não me trará lesões?
    Ou será que utilizando a técnica de corrida correta, posso continuar com os Nimbus com gel, e conseguirei melhorar meu tempo?
    Obrigado.

    • Olá Leo,

      indico tênis com drop mais baixos já para evitar as lesões(se vc for correr com a técnica descrita no artigo).

      Quanto a correr com tênis de drop alto usando a técnica de corrida descrita até é possível, conheço alguns que correm assim. Porém antes eles tiveram que descer do salto.

      Abraço e boas corridas.

  7. Bom dia, Rodolfo! Parabéns pelas informações de conteúdo e esclarecedoras! Comecei a tentar seguir estes conselhos, pois estava sentindo um incomodo muito forte nos joelhos, porem depois de correr com a pisada na ponta dos pés as panturrilhas ficaram doloridas, é normal estas dores? e é bem difícil seguir o tempo todo com esta pisada, entretanto as dores nos joelhos diminuiram consideravelmente.

    • Olá Almir, obrigado pelo comentário.

      como já respondi a outro leitor antes, sim é normal sentir dor na panturrilha.

      Pois aterrizando com médio/frente pé vc vai utilizar grupos musculares que estavam adormecidos.

      Quero ressaltar que vc não deve correr APENAS na ponta dos pés e sim fazer o PRIMEIRO contato e na sequência encostar todo o pé no chão(inclusive o calcanhar).

      Abraço e boas corridas

  8. Muito bom o seu texto. Me esclareceu muitas dúvidas. Tenho uma pergunta: pra quem já comprou um tênis sem prestar atenção ao drop, é indicado tentar corrigir a maneira de pisar mesmo sem trocar o tênis ou isso pode piorar as coisas? Não consegui encontrar o modelo Tênis Skechers Go Run Ride 4, porém encontrei outros modelos tais como o Tênis Skechers Go Run 4 2016, e o Vortex. Você sabe dizer se eles são bons?

    • Olá Helder,

      obrigado pelo comentário.

      Acredito que o drop do tênis deva ter no máximo 10mm para que você possa tentar ajustar a passada ao correr.

      Quanto ao tênis o Skechers Go Run 4 2016 tem 4mm de drop, então fica dentro dos modelos indicados para uma passada com médio pe´.

      Obrigado e boas corridas

  9. Rodolfo, tudo bem?

    Primeiramente, parabéns pelo post! Muito bom..

    Uma dúvida: o que acha do Tênis Nike Lunarepic Flyknit?

    Abs,

    Sandro

  10. Olá, Rodolfo, ótimas dicas! Gostaria de saber qual sua opinião e ou indicações sobre os tênis da New Balance 690, 980 e 1080. Sei que são tênis neutros e estou com dúvidas sobre qual adquirir.

  11. Tenho um Nike Air Relentless 4, nao sei muito bem as características desse tenis, porém quando comecei a correr com ele senti algum desconforto no meu joelho esquerdo na parte interior. Agora faz 2 a 3 meses não sinto tanto desconforto, mas quando sinto só acaba parando a dor dps dos 1 ou 2 km ja percorridos. (Lembrando que sempre me alongo)
    Treino apenas nos finais de semana, porém, meus treinos sao bem cansativos porque sempre quero abaixar meu tempo nos 5km (18 mim) e nos 10km (38 min). E pelo fato de sempre cansar acabo não conseguindo fazer a técnica de corrida que ja conheço a algum tempo.
    Queria saber se o meu tênis é apropriado e como eu posso conseguir colocar essa técnica sem diminuir meu ritmo nos treinos?

    • Olá Gleidson.

      Nunca usei o Nike Air Relentless, mas para mim ele pode sim estar prejudicando sua técnica de corrida já que ele possui 10mm de drop. O que é um pouco alto. Além de ser um pouco pesado também.

      Porém analisando de outra forma, se você treina apenas nos fins de semana e faz sub 4 minutos de pace quero lhe dar meus parabéns. Você tem conseguido bons resultados.

      Abraço e boas corridas

  12. Bom dia rodolfo. parabéns pela matéria. por favor, entre o nike free rn distance e o skechers go run ride 4, qual vc indicaria como primeiro tênis para correr utilizando a técnica do meio do pé???

  13. Muito legal encontrar este blog. Vi dedicação para orientação de uma forma de corrida saudável e que otimiza a performance. Porém, faltou levar em conta a pedagogia para levar o leitor a criar o sentido para compreender as dicas de maneira correta, e considerar o leitor que seja mais iniciante na corrida ao passar algumas orientações. Explicação da mecânica da passada, da impulsão seguida pelo levantar do calcanhar, ataque do joelho a frente até a aterrissagem, a pisada; mecânica dos gestos de membros superiores … E tênis com amortecimento não é problema quando sabe como pisar, da forma que tu explicaste. A maioria dos corredores precisam deles, seja por causa da condição física ou para uso em um tipo de treino ao qual o tênis de amortecimento seja aconselhável.

  14. Rodolfo, qual sua opinião entre o NIKE FREE RN DISTANCE e o NIKE LUNARTEMPO 2 LB ?

  15. Boa tarde Rodolfo
    Gostaria de algumas dicas de pisadas e rendimentos para meus treino,
    Em 2017 irei participar de uma ultra maratona de 75km gostaria de suas dicas pra mim seria muito importante.Obrigado D eus te abencoe

  16. Boa tarde amigo, me chamo Jose Renato e ja tinha te feito uma pergunta aqui, estou com possibilidade de comprar um desses dois calcados por preco bom. Qual me indica para inciar skechers gorun 4 , ou gorun ride 4

  17. Eu estou fazendo um treino 5x por semana, cada treino corro 8k tem problema?

  18. Ótimo artigo, estou pensando em começar a correr com minha mulher, porem gostaria de tirar uma duvida com voce. Eu possuo 3 calçados que acredito que sejam pronados, mesmo eu tendo um pouco de pé pronado, todos causam certo incomodo . Os modelos sao: new balance m890 v3(tornozelo), mizuno Wave Elevation( dores na parte lateral do pe, e tornozelo , e um mizuno wave advanced(dores tornozelo e lateral). Porem jogo basquete e utilizo qualquer tenis de basquete não é desconfortável como esse que sao ditos para atividades fisicas. Poderia talvez tentar me dizer o por que disso. Os tenis de corrida estao incorretos? Aguardo resposta. Abraço

    • Olá José,

      legal saber que estamos ganhando 2 novos corredores.

      Quanto ao tênis sugiro que esqueça este negócio de pronação, supinação e etc.

      Isto é só uma invenção de marketing das marcas de tênis para vender mais.

      Quem disse que uma empresa pode definir se vc deve ou não corrigir o seu pé?

      Como sugestão use sempre tênis neutros para correr.

      Pelo o que eu sei os tênis de basquete não possuem nenhum tipo de “correção”. Tanto que eles não lhe causam desconforto.

      Abraço e boas corridas.

  19. Nunca passou pela minha cabeça, que não se pisava com o calcanhar primeiro. Tanto é que to aqui pensando e não to conseguindo imaginar correr aterrissando com a parte da frente primeiro. Muito estranho..rsrsrs A partir de segunda, já vou praticar e tentar aterrissar dessa forma. Valeu.

  20. Oi Rodolfo!

    Ótimo artigo!! Fiz minha primeira meia maratona ainda este mês com um Nike Lunarglide (10 mm). Meu treinador tem insistido que eu comece a prestar atenção na minha pisada pra entrar com o meio do pé, mas tem sido muito difícil com esse tênis e os outros dois que tenho, também de 10mm. Tava a fim de tentar o Flyknit ou GoRun mas tenho medo de ser uma mudança muito radical, fora que pretendia usar também nos meus longos e claro, na prova… Tu corre assim desde sempre ou teve que passar por uma transição também? Fiquei interessada no Nike Lunaracer (7 mm e 178g), conhece? Tem alguma sugestão?

    • Olá Fernanda,

      muito legal que seu treinador esteja te incentivando a corrigir sua passada.

      Sim, antigamente eu também corrida errado aterrissando com o calcanhar.

      Fui ajustando a passada aos poucos, no começo pode ser que vc sinta dores principalmente nas panturrilhas.

      Quanto ao tênis indico os modelos no estilo dos que estão aqui no artigo.

      Não corri com o Nike Lunaracer, mas me parece bom. Pelo o que eu vi ele saiu de linha já.

      Abraço e bons treinos

  21. Bom dia!!

    Era exatamente o que fiquei me questionando enquanto corria ontem. Muito esclarecedor. Obrigada e parabéns!!!

  22. José Laurindo Pereira

    Artigo muito esclarecedor. Descobri que estou totalmente sem sincronização na corrida.

  23. ANDRÉ GUSTAVO BETTI

    Parabéns pelo Artigo!!!!

    foi o primeiro artigo que achei quando procurei informaçoes sobre corrida , e descubri que nao sabia nada sobre o asunto.

    Muito úteis suas informações.

  24. MÁRCIO LISBOA MARTINS

    Olá Rodolfo. Primeiramente parabéns pela matéria.
    Após a leitura, notei que venho correndo com a pisada errada. Pois toco o chão primeiramente com o calcanhar. Estou tentando mudar para a pisada correta, como descreveu na matéria. Porém, venho sentindo fortes dores na panturrilha já nos primeiros quilômetros. Isso é normal, já que fiz apenas dois treinos com a nova pisada?
    Obrigado.

    • Olá Márcio,

      obrigado pelo comentário. 🙂

      As dores na panturrilha são normais sim. Como está musculatura não era trabalhada anteriormente ela vai sentir um pouco.

      Lembra quando você começou a correr devia sentir dor em outras partes do corpo também, certo? Pois é a mesma coisa.

      O que você pode fazer para amenizar isto é reforçar a musculatura da panturrilha com exercícios como a flexão plantar.

      Abraço e bons treinos

  25. FABIO JOSE FARIAS SOUZA

    Boa tarde Rodolfo, achei muito interessante sua matéria, comecei a correr em setembro do ano passado e viciei, tinha um Nike Air, então resolvi comprar um de corrida e decidi pelo Mizuno Wave Legend 2 acho que 13mm de drop. Não gostei muito, então em uma promoção comprei um Adidas Energy Bost ESM 2, e então meus tempos começaram a cair e a evolução foi muito boa e ai veio a Canelite, quase fratura por estresse, e por ultimo tinha comprado um Adios boost, nem consegui usá-lo muito, hoje tento correr mais nas ponta dos pés mas sinto muita dor na panturrilha, e no osso perto da panturrilha. Tenho um Under Armour Gemini, 8mm, que uso para passeio. Tem alguma dica para eu ir me adaptando aos poucos a correr com ponta ou meio de pé? que vc acha dos tênis citados?

    • Olá Fabio,

      obrigado pelo seu comentário.

      pelo que vi você está indo para o caminho certo nos tênis. 8mm de drop já é bem razoável para conseguir correr com a técnica certa.

      quanto as dores na musculatura da panturrilha é bem normal. Já que aterrissar com o médio/frente pé exige mais dela. O que não ocorre ao pisar com o calcanhar

      O que você deve prestar atenção é se você não está pisando muito com a ponta do pé, o que pode gerar uma sobre carga excessiva.

      A melhor forma de ver se você está correndo certo é tentar correr um pouco descalço.

      Assim você consegue entender melhor como pisar mais naturalmente.

      Lembre-se que você também deve aterrissar perto do seu centro de gravidade e não com o pé,perna muito a frente do corpo.

      Outra dica é pedir para alguém filmar você correndo e depois analisar sua postura.

      Abraço e bons treinos

      • FABIO JOSE FARIAS DE SOUZA

        Valeu por responder, vou filmar pra ver como está. e vou tentar fazer uma corrida com under Armour. abraços

      • Olá!!
        Eu comecei a correr em julho de 2015. Esse domingo corri 16km e descobri que estava correndo de forma errada e com o tênis errado… Em minha busca por explicações, achei aqui o que eu preciso. Valeu!!! Objetivo postura de corrida e trocar o tênis.

  26. Gostei muito das dicas e vou passar a usá-las nos treinos.
    Estou começando a correr e comprei o Asics Nimbus 17.
    O que me diz desse tênis para corrida.

    • Olá Adriano,

      legal que você tenha gostado das dicas.

      Minha opinião sobre este tênis é que ele possui um drop muito alto 10,1 mm.

      Para mim isto dificulta na hora de executar a técnica de corrida mencionada acima.

      Abraço e bons treinos

  27. Muito BOM! simplesmente isso! Parabéns pelo trabalho!

  28. Daniel Cosendey Ganimi

    Prezado Rodolfo, excelente artigo.
    Sou pronador e costumo correr com o Asics Kayano. Nunca tive problemas. Qual a sua opinião a respeito deste tênis. Ainda, você diria que a escolha ideal do tênis seria o item mais importante na prevenção de lesões em geral nos corredores? Quais são as 3 caracteristicas mais importantes ao escolher um novo tênis?

    • Olá Daniel,

      obrigado pelo comentário.

      Quanto ao seu tênis Asics a minha opinião é que devido ao seu alto drop, excessivo amortecimento por ser muito pesado para o meu gosto é tum tênis que eu vou suar algum dia. Pois na minha opinião estas características dificultam a técnica de corrida mais natural.

      As principais características que eu olha na hora de comprar um tênis de corrida são exatamente estas que citei acima: drop, peso e altura do amortecimento.

      Abraço e boas corridas

  29. Jeferson Guimarães

    Olá, li todo esse artigo e me identifiquei com a maioria do assunto abordado aqui. Sou do Exército e aqui é muito cobrado resistência no exércício físico, principalmente na corrida. Tenho bastante problemas de respiração e canço rápido, como faço pra não cançar rápido?

    • Também peco muito na respiração. Para não sentir falta de ar, tenho que me concentrar ao máximo e esquecer tudo a minha volta. Só assim consigo manter minha respiração e não ficar cansado.

  30. Prezado:
    Rodolfo gostei de seus comentáros e dicas.
    Corro a pelo menos 2 anos, tenho tempos bons na minha faixa etária.
    50-54. Porém tenho certa dificuldade ao respirar. Vem aquela famossa dor embaixo da costela. O que devo fazer para amenizar este efeito?
    Também vou começar a pisar conforme tuas dicas, na ponta dos pés.

    • Olá Luiz.

      obrigado pelo seu comentário.

      A dor da “facada” é brabo mesmo. Pelo que eu li a respeito ela ocorrer quando puxamos ar em demasia.

      Como evitar exatamente eu não sei, porém quando ocorrer para me livrar dela eu costumo encolher a barriga e prender a respiração por alguns segundos.

      Abraço e bons treinos

  31. Bom dia Rodolfo,

    Excelente artigo, estou começando a correr e agora descobri o motivo de dores…deveria ter pesquisado antes de começar.

    Mesmo para um iniciante, já posso começar com um tênis semi-minimalista ou minimalista? Se sim, qual deles recomenda que já pegue para treinos de 5km?

    Tenho um Mizuno Wave Inspire 10, posso usar ele ou melhor já aposentar devido a ele ter um drop alto (pelo que pesquisei é de 12mm)

    Desde já agradeço e parabéns!

    • Olá Filipe,

      obrigado pelo cometário.

      Se você for correr corretamente, aterrissando a parte do meio(frete) do pé, não vejo problemas em usar um minimalista de cara.

      O problema é que os tênis totalmente minimalistas sumiram das lojas.

      Neste caso vc pode optar por um semi-minimalista como o Nike free 4.0.

      Quanto ao seu Mizuno, recomendo que vc use ele apenas para caminhar, passear ou ir na academia 12 mm de drop é desumano.

      Abraço e bons treinos

  32. Parabéns Parceiro, pelo artigo.. Muito bom, ótimas dicas, me ajudou muito a correr corretamente, eu corria apoiando o calcanhar e já estava desanimado pra correr devido as dores que eu estava sentindo como consequência, em apenas um dia que corri seguindo essas dicas senti muita diferença percebi menos cansaço, não senti dores.. Percebi que estava trabalhando corretamente a panturrilha como antes não trabalhava, como se eu estivesse na academia malhando panturrilha.. E no final da corrida ao invés de estar acabado fisicamente e cheio de dores como antes, fiquei foi mais disposto e apenas com o músculo cansado.. Cara obrigado mesmo pela força, e já repassei as dicas pra um amigo corredor que corria errado também como eu..

  33. Rodolfo, o Nimbus asics não é muito alto então para corrida ideal?

  34. Ótimo artigo, obrigado pela iniciativa.
    Pretendo comprar este tênis: Tênis Nike Free Trainer 5 Amp.

    Vc considera-o um bom tênis para corrida?
    Desde já agradeço.

    • Olá Péricles,

      obrigado pelo comentário.

      Quanto ao Nike Free 5, no geral ele é um tênis que até lhe possibilita correr naturalmente, quando comparado aos tênis mais tradicionais(e altos)

      O que eu não gosto deste tênis é o drop de 8 mm, o que para mim é muito.

      Abraço e bos treinos

  35. Raphaela pellizzetti

    Sensacional! Vou aplicar as técnicas e depois volto contar se me ajudou com as dores no joelho, canela e a tendinite! Devo correr igual um pato!

  36. comecei a correr estava com muita disposição ,mas logo lesionei no joelho por movimentos errados .
    com seu artigo voltarei a correr corretamente.
    obrigado pelas dicas.

  37. OLÁ Rodolfo… primeiramente gostaria de parabeniza-lo por esse incrível artigo bem explicativo e fácil de aplicar. Tenho uma equipe de corrida e vou utilizar essas técnicas com o grupo. Uma única dúvida… O drop baixo não afeta a costa? Tenho escoliose e quando jogava futsal saía com a costa travada. Obrigado e sucesso

    • Olá Fábio.

      Fico feliz que tenha gostado do artigo e obrigado pela intenção de compartilhar ele com dua equipe.
      Quanto ao drop e dores nas costas/coluna não sei lhe dizer se para o seu caso prejudica ou não correr com um tênis que lhe permite correr naturalmente.

      Sei que para o meu problema na lombar foi excelente. Pois reduziu significativamente as dores depois que consegui correr de uma forma mais eficiente.

      Porém acredito porém que vale a tentativa.

      Abraço

      Rodolfo

  38. Cleber Gomes da Silva

    Artigo sensacional, vou recomendar para meus amigos, muito obrigado Rodolfo!

  39. Otimas dicas. Rodolfo uma pergunta, tênis do tipo All Star são bons para correrem? pois são faceis de serem encontrados para pessoas com pé muito grande.

    • Olá Samuel,

      obrigado pelo comentário.

      Acredito que os All Star podem ser uma boa alternativa. Já que eles se assemelham aos primeiros tênis de corrida e possuem diversas características dos tênis minimalistas atuais.

      Abraço

      Rodolfo

  40. Sensacional Rodolfo as dicas, corro em volta da lagoa em Lagoa Santa MG, 6500 m sua extensão, faço em 45 minutos , vou colocar em prática as dicas e volto a postar. Gostaria de saber pra aumentar meu preparo físico eu posso forçar a barra. Forte Abraços a todos.

    • Legal David,

      vou ficar aguardando seu feedback.

      Espero que as dicas lhe ajudem a evoluir e baixar seus tempos.

      A ideia sempre é ir aumentando a carga de treino aos poucos. Nuca faça uma mudança muito brusca de uma vez só. Seu corpo precisa de tempo para assimilar os novos estímulos.

      Abraço e bons treinos

      Rodolfo

  41. Bom dia. Ao fazer uma pesquisa, pois estou a escrever um artigo sobre esta temática no meu blogue, encontrei este excelente artigo. O melhor que li até ao momento. Parabéns!

  42. Boa tarde Rodolfo, tudo bem?

    Descobri o seu Blog quando eu estava procurando dicas de musculação para corredores, e diga-se de passagem curti bastante o seu artigo a respeito desse tema. Em seguida dei uma lida no artigo de como correr como um profissional, e após terminar a leitura, percebi o quanto corro errado risos. Absolutamente todos os meus tênis estão com desgaste no calcanhar, sempre voltados para o lado de fora do tênis.

    Vendo as dicas que vocês postou, vou mudar minha maneira de correr, mas primeiramente tenho que reaprender a pisar corretamente. Você menciona que correr descalço ajuda a nos acostumar com a nova maneira de aterrisagem, este ponto específico, devo correr em algum piso em especial? No caso de correr descalço(treinamento).

    Recentemente comecei a correr em média por semana uns 80 km, felizmente não sofri nenhuma lesão grave, porém, sinto algumas dores no dedão do pé direito a partir dos 10 km, o piso que costumo correr, em determinada parte do percurso, ele sobre uma leve inclinação nas laterais, existe alguma relação com essas dores?

    Muito obrigado pelo excelente trabalho, e sempre estarei por aqui visitando e indicando o blog.

    Abraço

    Welton Machado

    • Olá Welton,

      fico muito feliz que você tenha gostado dos artigos.

      Quanto a correr descalço seria interessante fazer este treino em um terreno plano, sem ondulações e não muito macio (como grama ou areia fofa).

      Assim você vai conseguir perceber bem todos os sinais e sensações que o seu pé lhe dará ao correr.

      Na minha opinião o melhor terreno são as estradas de chão(sem muitas pedras). Pois não é tão duro como o asfalto e nem tão macio como areia ou grama.

      Quanto a sua dor no tendão: se o seu percurso for inclinado para um dos lados por muitos km acredito que pode sim gerar um desiquilíbrio e ocasionar dores. Acho que seria válido fazer alguns testes e mudar o trajeto para ver ameniza as suas dores.

      Abraço e bons treinos

      Rodolfo

  43. Bom dia !!!! Costumo correr com um nike zoom elite + 5 . O que vc acha do tenis ??? Nos meus treinos sempre corro acima de 180 pass/min e meu tenis sempre desgasta no meio do pé, na planta , então me parece que estou correndo corretamente. Parabéns pelo blog. Grande Abs

    • Olá Dimitri,

      obrigado pelo seu comentário.

      Dentro dos tênis mais tradicionais o modelo que você utiliza possui características que ajudam a correr naturalmente.

      E pelo que você escreveu, acredito sim que você está correndo com a técnica correta. Parabéns!

      Abraço!

      Rodolfo

  44. Asics vc não recomenda? Estava pensando em comprar um nimbus. Tenho um pulse e gosto dele. Costumo correr meia maratona.

    Obrigado pelas dicas.

    Abs

    • Sofria muitas lesões, comprei um nimbus 16 e nunca mais me lesionei. Já vou compra outro do mesmo, pode ser que ele não seja ideal pra corrida, mais pra mim melhorou demais o meu rendimento.

    • Olá Thiago,

      independentemente da marca indico tênis que possuam as características dos modelos que eu mencionei acima.

      Ou seja, que permitam você correr da forma mais natural possível.

  45. Sonia Cristina Faria dos Santos

    Olá Rodolfo
    eu corro e participo de corridas de rua a 3 anos
    mas nunca consegui evoluir
    tive algumas lesões no joelho e calcanhar , o que sei que me atrapalhou bastante no inicio
    mas hj sem nenhuma lesão , ao correr sinto muita dificuldade em manter a respiração confortável , e as vezes sinto meu corpo pesado
    e para ficar um pouquinho pior , aterrizo com os calcanhares
    já tentei mudar isso me policiando durante as corridas e treinos
    mas sem nenhum sucesso
    gostaria de algumas dicas suas de treinos e melhor forma de conseguir evoluir
    obrigada

    • Oi Sonia,

      se você está se sentindo cansada e com dificuldades na respiração seria o caso de analisar alguns fatores.

      Será que você não está correndo num ritmo muito acima do seu condicionamento atual?

      Você se alimenta bem antes dos treinos? Come alimentos que lhe darão energia para atividade (carboidratos)?

      Já vez um check-up do seu coração(espero que não seja este o problema)?

      Quanto a você aterrizar com o calcanhar, sugiro tentar correr um pouco descalça para ensinar o seu corpo a correr de uma forma mais natural. E sugiro também usar um tênis que propicie a você correr da forma correta(veja as indicações acima).

  46. Boa tarde Rodolfo,

    Estou começando agora a correr e essas informações foram extremamente úteis. Desejo aperfeiçoar minha performance com o tempo e na medida do possível extrair o melhor da corrida.

    A única coisa que não gostei muito no artigo foi a expressão “ar de modinha”. Graças ao seu trabalho e ao de milhares de pessoas , a corrida tem sido muito difundida e fazendo com que muitas pessoas saiam do sofá. Entendi o sentido da expressão no sentido de ” correr por correr” mas para mim que está começando agora soa como ” novato ” você não sabe de nada. Realmente sei pouco, mas ler isso pode desencorajar um pouco e dar a entender que aquele que começa agora está só no ” fogo de palha” e daqui a pouco passa.

    No demais as informações são claras, objetivas e precisas, como estava procurando.

    Parabéns pelo trabalho 🙂

    • Boa tarde Roseli, tudo bem?

      obrigado pelo seu comentário. E gostaria de lhe dar os parabéns por estar buscando informações para correr melhor e com mais segurança. Sua atitude faz você ficar fora do grupo das pessoas que correm apenas pq este é o esporte da moda.

      Desejo muito sucesso a você neste esporte apaixonante.

      Abraço!

      Rodolfo

  47. Olá, Rodolfo, eu tenho 47 anos, 1,69m e 54 kg, já tem 1ano que eu pratico corrida cheguei a correr 23km dia sim dia não a uns três meses a trás, quando depois tive que parar por um mês, gostei muito do seu artigo e logo comprei o nike free 4.0 flyknit, foi o melhor que encontrei, mas pretendo usá-lo, quando eu voltar a correr os mais de vinte kilometros pois estou me adaptando a aterrisar com a parte da frente do pé(peito) e estou gostando, atualmente estou correndo uns onze kilometros duas vezes por semana por que minhas panturrilhas doem muito devido a mudança de pisada, eu quero se possível participar de maratonas. Muito obrigado por suas preciosas informações.

    • Olá Luiz,

      fico feliz por ter conseguido lhe ajudar.

      Só não entendi o motivo de você ainda não estar usando o Nike Free 4.0, com qual tênis você está correndo? Para uma adaptação mais rápida a técnica correta de corrida seria interessante que você já use o tênis desde o começo.

      Acredito que você está no caminho certo e logo, logo vai estar correndo, sofrendo e divertindo-se em uma maratona.

      Abraço e bons treinos

  48. Muito obrigado Rodolfo por estas informações. Vou por em prática. Vou começar trocando meu tênis. Vou comprar um dos que você indicou. Daqui a alguns dias volto aqui para relatar o resultado.

  49. Muito obrigado por essa rica informação…estou um tanto acima do peso e pretendo começar a caminhar”a principio” para depois me aventurar em correr…não corro a muitos anos(desde criança) ,sempre andando por uma lesão no joelho tenho medo que ocorresse algo pior,na verdade tenho até vergonha de correr….mas pus em meu coração em entrar em forma e treinar para um concurso que pretendo prestar daqui há uns 3 anos… Eu sempre tive a informação errada de que quando corressemos deveríamos aterrizarr com o calcanhar e ir rolando o pé até o peito do pé para a próxima propulsão…fiz algumas vezes quando criança ainda…e sempre me machucava,patela saia do lugar e caia,achava que nunca correria em minha vida…por isso nunca mais corri….procurei sobre começar a correr e graças a Deus o site me levou direto para essa ótima matéria…vou voltar a caminhar,perder em torno de 25 kilos para tentar aprender a correr!!!já que só corri quando criança,até meus 12 anos…desde então aos 37 anos,e quem sabe consigo vencer o medo é a vergonha!!!essa matéria me ajudará e muito!!!MUITO OBRIGADO AMIGO!!!!

    • Olá Flávio,

      fico muito feliz e emocionado por conseguir te ajudar. Espero sinceramente que você consiga atingir o seu objetivo de voltar a correr. E não tenha vergonha de correr, não se importe com o que outras pessoas vão pensar de você. A única coisa que importa realmente é a sua saúde e o seu bem estar.

      Abraço e boas corridas

  50. Muito obrigado por esse texto completo, recheado de informações importantes pra todos aqueles que adoram esse esporte.

    Texto fácil e de muita qualidade.

    Um Grande Abraço e Parabéns

  51. VALEU PELAS DICAS RODOLFO, COMO SOMOS ENGANADOS PELA MÍDIA, IMPRESSIONADOS COM TÊNIS DE AMORTECIMENTO DE IMPACTOS. VOU COLOCAR EM PRATICA ESSA TÉCNICA DE CORRIDA, AGRADEÇO POR COMPARTILHAR CONOSCO, POIS SEM DUVIDA CORREMOS PENSANDO EM SAÚDE MAS, ESQUECEMOS DE QUE ESSA MESMA SAÚDE ESTA AMEAÇADA POR LESÕES CAUSADAS PELO NOSSA FALTA DE CONHECIMENTO COM RELAÇÃO A FATOS. OBRIGADO PARCEIRO.

  52. Olá Rodolfo!
    Muito boas as dicas. Infelizmente não tive a sorte de tê-las lido antes de começar a correr. Passei muito tempo parado por causa dos estudos. Recentemente passei em um concurso público e comecei a treinar para o TAF, preocupado com minha falta de preparo físico, comecei a treinar com alta intensidade e frequência, aliando isso a uma maneira errada de correr, acabei lesionando o tendão de aquiles e o joelho. Mas bola pra frente. De agora em diante não cometo mais os mesmos erros.

    • Olá Sinval,

      fico feliz que esteja gostando das dicas.

      Sinto em saber das suas lesões, isto é a pior coisa para quem gosta praticar esportes.

      Espero que logo você esteja correndo bem de novo e que as dicas aqui do blog te ajudem a nunca mais se lesionar.

      Abraço e boas corridas.

  53. Boa tarde Rodolfo,
    Vi seus comentários e gostei muito, recentemente tive um problema com a falta de colágeno nos joelhos, fiquei alguns dias sem praticar e estou voltando aos poucos. Venho tomando Disfor por recomendação do ortopedista e graças a Deus na ressonância não tenho nada “grave”. Gostaria de saber se você tem alguma indicação de exercícios caseiros, como trabalho e estudo, tempo pouco tempo para academia e gostaria de me desenvolver de uma forma melhor e sem riscos de lesões.

    Agora em relação ao tênis, sempre corri com um Adidas, mas ele já estava quase sem amortecimento (mais de 4 anos e 800 km rodados) recentemente mudei para o Mizuno Wave Prorunner 17 e senti dores no início, mas hoje não sinto mais. Tenho pisada um supinada e gostaria de saber a sua opinião sobre este tênis, e, se possível, uma dica para uma próxima aquisição, de acordo com meu tipo de pisada, pois sempre tenho dúvidas na hora de comprar um tênis com pisada neutra e tenho medo de me lesionar por causa do meu problema de falta de colágeno.

    Parabéns pelo blog e obrigado pelas dicas.

    Abraços,
    Daniel.

    • Olá Daniel,

      muito obrigado pelo seu comentário, fico feliz que esteja gostando.

      quanto ao fortalecimento dos joelhos isto é um problema mesmo. Minha recomendação é que você procure um fisioterapeuta(ou educador físico) e peça para ele te indicar, orientar e mostrar os exercícios a serem feitos para o seu caso. Assim você não correr o risco de fazer algo errado e piorar a situação.

      Já quanto ao tênis, como menciono no artigo, para você correr certo deve usar um modelo de tênis que proporcione isto. E nisto não se encaixa tênis com muito amortecimento, calcanhar elevado e principalmente os que tentam “corrigir” a sua passada.

      Tipo de pisada neutra, supinada e etc. é história de marketing para vender. Minha recomendação é que o tênis deixe você correr naturalmente e não ao contrario. Quanto menos estrutura tiver o calçado melhor.

      Melhoras e boas corridas.

      Rodolfo

  54. Olá Rodolfo, comecei a correr a pouco tempo e ja estou viciada. Sabado corri 8km e foi meu máximo até agora, estou super animada e pesquisando todas as formas de melhorar. Tenho muito receio em relacao ao joelho, pq tenho genovalgo.
    Fiquei surpresa com o que voce disse sobre os tenis, acabei de encomendar um mizuno prophecy 4 e acho que foi uma pessima escolha ne?

    • Oi Carolina,

      legal que você esteja empolgada com a corrida (difícil que não fica 🙂 ), espero que continue evoluindo o seu desempenho.

      Quanto ao tênis o que posso lhe dizer, além do que esta no artigo, é que eu não usaria este modelo que você comprou para correr. Principalmente se você for correr com a técnica que eu apresento aqui.

      Não sei se realmente foi uma péssima escolha, pois você pode usar o tênis para caminhar, trabalhar e etc.

      Outra alternativa, caso você tenha comprado ele pela internet, é solicitar a troca por outro modelo dentro do prazo de 7 dias (direito garantido no código do consumidor).

      Espero que eu tenha conseguido te ajudar.

      Abraço e boas corridas

  55. Ola,
    Sempre corri a pisar primeiro o calcanhar,e agora tou a mudar e a pisar primeiro com a parte da frente do pe, e tou a sentir bastantes dores na panturrilha, é normal?Que devo fazer para reforçar a panturrilha.
    Abraço

    • Olá Nuno,

      Sim. é normal sentir dores na panturrilha(e em outros músculos) quando você muda a forma de correr.

      Isto ocorre devido a você estar agora trabalhando outros grupos musculares e foçando mais a panturrilha também.

      Para fortalecimento da panturrilha você pode fazer o exercício de flexão plantar.

      Veja um vídeo de como fazer o exercício. https://www.youtube.com/watch?v=-xt9g2zqbrE

      Uma alternativa é diminuir um pouco o ritmo e distância de suas corridas até seu corpo se acostumar a nova forma de correr.

      Também observe se você não esta pisando apenas com a parte frontal do pé. Você deve aterrissar com a frente do pé, mas na sequência o pé todo deve encostar no chão.

      Abraço e boas corridas

  56. Boa tarde, Raul.

    Sendo assim para quem sofre com tendinites nos tendões de aquiles, a técnica que você está ensinando é a mais indicada para “poupar” mais os tendões?

    Aguardo retorno. Abçs e parabéns pelo trabalho.

  57. Boa tarde.

    Faço exatamente o inverso (ensinado por vários professores de ed. física e médicos) e sofro com tendinite nos tendões de aquiles e distensões nas panturrilhas. Hoje depois de 3 meses fazendo fisio vou voltar a trotar intercalando com caminhada. Vou seguir suas dicas e espero daqui há algum tempo voltar com boas noticias.

    Abçs

    • Boa tarde Antônio,

      fico triste por você ter recebido estas “dicas” destes profissionais. Provavelmente eles não correm e tão pouco estudam a corrida a fundo.

      Entretanto, fico muito feliz de você ter encontrado o meu blog e assim me permitir a ajuda-lo a voltar a correr (agora da forma certa)

      Obrigado pela atenção e boas corridas

  58. Parabéns!!! Texto muito bom.

    • Sobre a indicação de tenis, posso comprar um mizuno, asiscs ou new balance, com drop de no maximo 4mm e desde que seja para corrida de rua para por em prática as dicas passadas?

      • Olá Thales,

        Sim. Pode comprar o tênis de qualquer marca.

        O importante é ter drop baixo, os tênis que eu indiquei são apenas para ter uma referência de modelos.

        É interessante também que a frente do calçado tenha uma forma mais larga, assim seu pé vai ficar de uma forma natural na aterrissagem.

        Obrigado pelo cometário e boas corridas. 🙂

  59. Obrigado.. Segui as dicas e realmente senti diferença, estava prester a comprar um tênis novo e vou aderir e comprar um sugerido por você. Justamente vou trocar devido dores no joelho e calhou bem a matéria..

  60. Pingback: Longão: O Maior Treinamento de Corrida de Rua - Eu Corredor de Rua

  61. Pingback: 5 Vídeos de Corrida de Rua que Te Motivam a Correr Cada Vez Mais - Eu Corredor de Rua

  62. Sensacional. Finalmente um artigo realmente de qualidade, certamente me fará começar da maneira certa e evitar lesões. Obrigado, Raul. Parabéns!

  63. Pingback: 7 Dicas de Corrida Intervalada Para o Seu Novo Recorde Pessoal - Eu Corredor de Rua

  64. Boa tarde !professor Rodolfo , bom depois de ler sua matéria , que você me recomendou , hoje fui colocar em prática suas dicas , tentei me concentrar apenas na maneira de pisar , e deu certo , a minha corrida ficou melhor , mais solta , leve , claro que é só o começo mas já senti uma diferença , outra coisa que tentei melhorar , a passada ,não alongar , colocar o pé la na frente e sim junto ao corpo , como vi alguns vídeos que estava na matéria ,resumindo , se conseguir colocar em prática seus ensinamentos vou longe, por hora muito obrigado , valeu mesmo . abraços

    • Olá Raul, tudo bem?

      fico feliz em saber que você está conseguindo colocar em prática a técnica correta da pisada. Logo você vai notar a sua musculatura mais forte e consequentemente será mais fácil correr o que você já corre hoje. Continue treinando e aos poucos você vai ir evoluindo.

      Obrigado pela atenção e boas corridas!

      • Rodolfo.
        Boa noite e parabéns pela forma esclarecedora, como você aborda o assunto de tamanha importância, para quem gosta de corrida. Tenho 66 anos de idade, gozo de excelente saúde, porém, como quero melhorar minha perfomance esportiva e preservar minha saúde., gostaria que você também abordasse, o requisito respiração, para que está iniciando este tão salutar esporte, que é o meu caso.
        Desde já agradeço sua atenção e vontade de ajudar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *