Beneficios do Treino de Musculação Para Corredores de Rua [Músculos Rápidos e Resistentes]

A musculação e o corredor de rua tem muitas vezes uma relação de amor e ódio.

A maioria dos corredores não gosta de ficar num lugar fechado, “parado” e fazendo força, mas o faz mesmo assim.

Corredor só vai para a academia porque ama a corrida e sabe que uma musculatura fortalecida pode ser a diferença entre chegar alguns segundos mais a frente e ganhar uma premiação

Ele sabe também que músculos resistentes ajudam a evitar uma indesejada lesão.

E eu sou uma prova disto:

Minha história na musculação, como corredor de rua, pode ser definida como antes e depois de uma lesão que tive no menisco dos dois joelhos.

Antes da lesão eu nem cogitava a ideia de ir para a academia, lembro que só uma vez durante alguns dias, num ano com um inverno muito forte, frequentei uma academia.

Meu objetivo em ir à academia não era por causa da musculação e sim somente para correr na esteira.

Depois de fazer o meu verdadeiro treino (correr), daí eu até erguia uns pesinhos para passar o tempo e fazer um charme kkkk.

Porém, a minha relação com a academia durou pouco, na primeira semana fui duas vezes, na outra uma, e depois que esquentou um pouco nunca mais apareci por lá.

Mas um dia eu iria pagar caro por está negligência…

Back to Índice

A Importância dos Exercícios de Musculação para Corredores

Entretanto, hoje considero que ter abandonado a musculação foi um erro.

Quando eu estava treinando para a maratona de Porto Alegre em 2010 comecei a sentir uma dor no joelho direito, como a dor não era muito intensa e depois que eu aquecia ela sumia, fui levando assim mesmo (não faça isto).

Lembro que quando completei a maratona, meu joelho literalmente latejava.

Depois da prova dei um tempo para me recuperar e voltei aos treinos.

E junto voltaram as dores, então na esperança de fortalecer a musculatura e me livrar do problema, comecei a frequentar novamente uma academia.

Infelizmente já era tarde, depois de algum tempo as dores começaram a aumentar (inclusive para caminhar) e me obriguei a consultar um médico.

Lembro que fui consultar achando que o médico iria me indicar umas sessões de fisioterapia e me mandar ficar quieto por um tempo.

Que belo engano, o diagnóstico foi bem pior do que eu esperava.

Se arrependimento matasse. . .

As consequências de uma estrutura muscular fraca

Como não queria aceitar o diagnóstico, procurei outro profissional que confirmou a necessidade da cirurgia ;(.

Só que o problema já estava pior do que o início, pois eu já sentia dores também no joelho esquerdo, que acabou se confirmando como lesão no menisco também.

Apesar de o médico não dizer que a causa da lesão foi a musculatura fragilizada, o fortalecimento da estrutura de músculos do joelho poderiam ter impedido a lesão.

Hoje acredito que isto seja verdade, quando comecei a sentir as primeiras dores eu estava correndo com um tênis que limitava meus movimentos e prejudicava minha forma de correr.

Penso que este calçado instável aliado com a musculatura um tanto fraca e uma técnica de corrida errada (veja o artigo abaixo) devem ter sido a causa da lesão.

Como tratamento após a lesão o médico me prescreveu além da fisioterapia também a musculação (para sempre).

Como me foi retirado uma parte do menisco, que é uma espécie de amortecedor, teria que fortalecer a musculatura ao redor do joelho para substituir a função do menisco na absorção do impacto.

Melhor forma de  Aliar o Treinamento de Corrida e a Musculação

Ainda continuo não gostando muito da academia, mas confesso que como outras atividades que necessitamos fazer e não gostamos, estou me acostumando.

Atualmente vou à academia 2x por semana e faço um treino bem básico (comparado aos marombeiros).

Realizo basicamente apenas os exercícios para atender as minhas necessidades, que são:

Não faço nenhum exercício que foque em apenas um pequeno músculo do braço, do peito ou de ombro, como os marombas fazem.

Meu objetivo é apenas fortalecer os músculos que vão me ajudar correr mais e melhor (há e cuidar dos meus joelhos).

Também procuro ficar o menor tempo possível na academia, o meu treino dura de 45m à 1h e atualmente executo o seguinte programa de exercícios:

Planilha de Musculação para Corredores de Rua

*Isometria – Manter o peso suspenso em três posições por vinte segundos.

Em um dos dias da musculação geralmente não corro, e no outro faço apenas um treino leve pela manhã e vou à academia de noite.

Outros exercícios que tenho feito mais regularmente são os de fortalecimento do core.

Os Benefícios da musculação para seu desempenho

Mesmo não focando muito nos membros superiores acabei notando alguns benefícios no fortalecimento deles para a corrida.

Durante muito tempo sentia uma dor no ombro esquerdo enquanto corria.

Também tinha muita pouca força nos braços e ombros.

Lembro que levar uma mochila com um caderno dentro já era pesado para mim (bota fraqueza nisto, kkk).

Com a musculação acabei fortalecendo estes músculos e melhorei a minha postura ao sentar, caminhar e claro correr, muitas dores sumiram e hoje me sinto mais forte. Hoje posso afirmar que:

Já nos membros inferiores os benefícios são bem mais evidentes. Hoje sinto que posso correr muito mais longe, mais rápido e melhor com a musculatura mais preparada para as exigências da corrida de rua.

Já faz pouco mais de dois anos e meio que voltei a correr após a cirurgia e não tive nenhuma lesão mais grave desde então, inclusive já estou correndo num ritmo melhor do que antes da cirurgia.

Montando seu programa de fortalecimento focado na corrida

Não posso te dizer qual é o melhor programa de treinamento de musculação para você, apenas dizer que você deve fazer um reforço muscular.

Diga ao seu treinador que você quer um treino de musculação para corredores de rua.

Com isto acredito que o seu treino deverá ser parecido com o meu, pelos artigos que li, e relatos de outros corredores, o treino da musculação para corrida não foge muito disto.

A recomendação que eu dou, é para você se cuidar nos pesos, comece bem leve e vá aumentando aos poucos.

Não entre na onda dos marombas, seu objetivo não é dobrar de tamanho e sim fortalecer a musculatura para se proteger e consequentemente correr mais e melhor.

Observe o porte físico dos corredores de elite:

Muitos especialistas recomendam que para fortalecer a musculatura, você foque na quantidade de repetições e não no peso que você consegue levantar.

Lembre que quando corremos o nosso peso é um fator importante no desempenho, então de nada adianta ter músculos grandes que não servem para nada na corrida.

Eles vão ser apenas um peso extra que você vai ter que carregar.

Imagine correr uma maratona carregando um saco de arroz de 1kg  nos braços, é isto que acontece se você tiver músculos em excesso: carregará peso em excesso.

Conclusão sobre o Fortalecimentos Muscular para Corredores

Faça musculação, fortaleça seus músculos, eles vão te agradecer e te retribuir nas corridas. Com uma estrutura muscular mais forte você também irá diminuir as chances de se lesionar.

Porém, nunca esqueça: para correr melhor, você deve ter músculos fortes e não músculos grandes.

Ps: Caso você mais sobre como o fortalecimento muscular contribui na corrida e quais os cuidados a serem tomados  recomendo o seguinte treinamento sobre este tema.

Disciplina é fazer algo que você odeia, mas mesmo assim o faz como se estivesse adorando.  Mike Tyson

*obs: O autor não se responsabiliza, por qualquer resultado, prejuízo ou lesão em decorrência da prática deste exercício. No texto ele apenas compartilha sua experiência de corredor amador.

Sair da versão mobile