Como Medir Frequência Cardíaca na Corrida com e sem Frequencímetro Cardíaco (+ Review de Monitores)

Como Medir a frequência cardiacaUma dúvida muito comum que surge em todo corredor é de como ele deve medir a frequência cardíaca.

Pensando nisto decidi escrever este artigo para mostrar como você pode medir os seus batimentos cardíacos usando ou não um frequencímetro (monitor cardíaco) nas suas corridas.

Entretanto, antes de ensinar você a medir os seus batimentos, vou explicar o que é a frequência cardíaca e qual a importância de medir o seu ritmo cardíaco para o seu desenvolvimento de corredor.

Por fim vou fazer uma lista dos principais monitores cardíacos existentes no mercado, bem como detalhar algumas de suas características, funcionalidades e benefícios destes aparelhos.

Também vou explicar como você pode usar eles da forma correta.

E então, preparado? Lets Go!

Back to Índice

O que é frequência cardíaca?

Começando pelo princípio, caso você não saiba a frequência cardíaca é um dos nossos sinais vitais, e ela se caracteriza pelo numero de vezes que o  seu coração se contrai (bate) ao longo de um minuto (medida conhecida também como bpm – batimentos por minuto).

E justamente por ela ser um dos nossos sinais vitais é que devemos prestar atenção nela ao nos exercitarmos.

Qual a importância da frequência cardíaca para a corrida?

Em resumo a importância em se medir os batimentos cardíacos se dá em medir o seu desempenho e evolução como atleta.

Através destes sinais vitais podemos ter facilmente uma forma de sabermos se estamos evoluindo ou não.

Você pode ter pensando: há, mas isto eu consigo medir vendo se estou baixando meus tempos.

Concordo mas este é apenas um dado e a frequência cardíaca (FC) é mais uma informação que você pode e deve usar.

Sabe por quê?

Porque ela vai te ajudar principalmente a controlar a intensidade do seu treino, te ajudando a correr no ritmo certo para cada tipo de treino, nem muito rápido nem muito devagar.

Além disto, através da FC você terá também um parâmetro que irá ajudá-lo a prevenir o maior mal de todos os corredores: sim, elas, as temíveis lesões. 🙁

Quer mais um motivo?

Segundo o autor do livro Running Fast and Injury Free (Pirie Gordon) através da FC você pode ter um parâmetro para saber se deve ou não treinar no dia; segundo ele se a sua frequência cardíaca antes de se levantar da cama estiver 10% maior que o normal(quando em repouso) você não deve treinar naquele dia, pois o risco de uma lesão irá ser muito maior.

Outro ponto que quero destacar é que à medida que você vai treinando e melhorando você chega num ponto onde é cada vez mais difícil evoluir nos seus tempos.

Quando comecei a correr tive um problema parecido:

Retrocesso? Nem sempre.

E como eu poderia saber se estava melhorando com esta variação?

Uma das formas é através da frequência cardíaca mínima e máxima e outras medidas (mais sobre isto logo abaixo).

Comentando a situação acima com um corredor mais experiente ele me disse que eu só conseguiria baixar de forma consistente o meu tempo se eu fizesse um controle da frequência cardíaca por zonas de treinamento (maiores detalhes na sequência).

Bom, a partir deste ponto comecei a procurar formas de medir os meus batimentos cardíacos e acabei encontrando algumas dicas de como fazer isto:

Quer saber quais foram? Então continue lendo…

Como medir a frequência cardíaca (FC)?

Para medir a FC você tem duas opções:

  1. Medir de forma manual através da pulsação arterial;
  2. Medir usando um frequencímetro ou mais popularmente conhecido monitor cardíaco.

Opção 1 – Medindo a FC de forma manual

Para fazer a medição manual dos batimentos cardíacos posicione dois dedos, o indicador e o médio (aquele), da mão esquerda no pulso direito e faça uma leve pressão até conseguir sentir as palpitações.

Durante um minuto conte o número de pulsações e pronto, você já sabe medir a sua frequência cardíaca.

Para ficar um pouco mais fácil, você pode contar os batimentos por 30 segundos e multiplicar os mesmos por dois.

Outra dica caso você não consiga sentir o seu pulso, é porque você não esta vivo (piadinha sem graça né), é tentar a mesma técnica do pulso no pescoço. Certo? 🙂

Opção 2 – Medindo a FC com um frequencímetro

Como você deve ter reparado o método acima não é muito prático, principalmente se você quiser medir a FC enquanto corre (impossível) você vai ter no mínimo que andar e aí a precisão já não vai ser a mesma, pois naturalmente os seus bpm (batimentos por minuto) vão cair rapidamente.

Obs.: Se os seus bpm não caírem rapidamente após um esforço físico mais forte procure um médico e faça um Eletrocardiograma, ok?

E é aí que entra o extremamente útil aparelho para medir frequência cardíaca(calma, não é este da imagem).

Através destes aparelhos que geralmente são compostos de um relógio e uma cinta, você consegue saber seus batimentos em tempo real enquanto se exercita, sem precisar parar ou diminuir o ritmo.

Ta, agora já sei que existem estas duas formas de medir a frequência cardíaca, a manual e a com o frequencímetro. E como que eu uso estes dados para melhorar o meu desempenho nas corridas?

Há meu amigo, agora que vem a melhor parte… lembra-se que acima eu falei em zonas de treinamento e frequência cardíaca mínima e máxima?

Sim, pois é a através destes conceitos que você vai medir a sua evolução…

Vamos em frente?

Zonas de treinamento e a tabela de frequência cardíaca

Talvez você já tenha visto em alguma planilha de treinamento a indicação de realizar algum treino entre 50 e 70 % da frequência cardíaca máxima e ficou pensando… como que eu meço isto ou o que é isto?

Para a esta pergunta responder segue um resuminho:

Resumindo:

E para medir a frequência máxima cardíaca você tem duas opções:

Ps. Você poderá encontrar por aí também algumas fórmulas para medir a FCmax que levam em consideração a idade do atleta, porém não aconselho as mesmas, pois já ficou comprovado que estas fórmulas não são precisas e nem confiáveis, ainda mais para um atleta que busca uma evolução na sua condição física.

Já para medir FCmin, recomenda-se o seguinte:

Usando os dados coletados

Agora que você já dispõe de todos os dados necessários veja como usar os mesmos nos seus treinos:

Como mencionei acima muitas planilhas de treinos indicam para correr a x porcento de sua FCmax. Então, por exemplo, se sua FC Max for de 190 e a planilha indicar correr entre 50 e 70% da FCmax. Significa que você deve correr entre 95 e 133 bpm, certo? 🙂

Zonas de treinamento

As zonas de treinamento são tabelas de intervalos de FC que determinam o ritmo e a intensidade do seu treino através dos batimentos cardíacos.
Além da indicação de correr a X% da FC alguns autores e treinadores indicam treinos que se deve correr a um ritmo: fraco, moderado e forte.

Só que dependendo do seu condicionamento físico, o que é forte para você pode ser fraco para mim e vice-versa. Então para isto sugiram as tabelas de frequência cardíacas.

Existem algumas variações destas tabelas, mas a que eu utilizo atualmente é a seguinte:

Tabela de frequência cardíaca

Variações das frequências

À medida que você for melhorando o seu condicionamento físico a sua FC máxima e mínima vão diminuindo.

Se hoje sua FC máxima é de 200 com o tempo ela vai baixar e será cada vez mais difícil atingir a FCmax de 200. Mas não se preocupe, isto é uma boa indicação que a sua condição está melhorando.

O mesmo ocorre com a FC mínima ou em repouso, quanto menor ela for, melhor preparado estará o seu coração e consequentemente o seu corpo em geral.

O único problema em ter uma FC baixa é que algum médico, por não saber que está examinando um atleta, pensar que você está passando mal em algum exame de rotina. Falo isto por experiência própria. kkkk 🙂

A FC em movimento é bem sensível e é natural ela oscilar alguns  batimentos para cima ou para baixo dependendo do clima, temperatura, do seu estado de estresse, do seu nível de hidratação e etc. Portanto não se assuste com algumas oscilações esporádicas, blz?

Ainda está lendo este artigo? Quem bom, vamos em frente que temos muita coisa boa…

O Monitor de Frequência cardíaca ou frequencímetro e suas utilidades

Agora que você já sabe o que é a frequência cardíaca, como medi-la e a sua importância, vamos agora falar dos frequencímetros e como eles podem ser úteis para medir os seus batimentos.

Como você deve ter percebido medir a FC de forma manual, apesar de possível, não é algo nem muito prático e nem muito preciso quando se está correndo, concorda?

Pois bem, para solucionar este problema surgiram os famosos e úteis monitores cardíacos. Eles são uma espécie de relógio que exibem a frequência cardíaca coletada por um aparelho fixado a um cinto.

Digo espécie de relógio porque os primeiros modelos apesar do visor se assemelhar a um relógio eles tinham apenas a função de mostrar a taxa cardíaca mesmo.

Já hoje existem no mercado incontáveis modelos de medidores cardíacos, com incontáveis funcionalidades, dados e informações.

Uma destas funcionalidades é o registro automático de sua frequência cardíaca máxima durante um treinamento, o que acaba deixando a tarefa de determinar a mesma muito fácil, a única coisa que vai te incomodar vai ser a lomba mesmo. kkk

Estes medidores também auxiliam no controle das suas zonas de treinamento.

Antes de iniciar a sua corrida você define sua zona alvo indicando os limites de FCmax e FCmin no aparelho e ele ira emitir um sinal sonoro, luminoso e até vibrar (dependendo o modelo) cada vez que você sair desta faixa de valores.

Estas seriam as funções mais básicas, além delas os monitores foram incorporados aos relógios (cronômetros) que depois foram incorporados aos GPS, integração com celulares e entre outras funções.

Analise e compartilhe seus resultados

Uma característica de alguns modelos mais avançados é a possibilidade de transferir os dados de um treino para o computador e para a internet, onde um software irá analisar estes dados e fazer um verdadeiro raio X do seu treino.

A possibilidade de compartilhar os dados e as informações das suas corridas na internet é algo que facilita muito o acompanhamento dos treinos por parte dos treinadores, principalmente se as orientações e planilhas forem passadas a distância.

Como você deve ter imaginado, há diversos modelos de monitores como diversas funcionalidades.

Então, para facilitar mais ainda as futuras medições do seu coração, vou listar agora alguns modelos de monitores cardíacos bem como suas principais funções, ok?

Ps. Também vou colocar dois links para cada modelo onde você poderá comparar os preços dos mesmos. Procurei encontrar os links com melhores descontos, mas como os preços então sempre mudando, se você encontrar algum outro mais barato avisa aí que eu atualizo o link, ok?

Vamos a eles… sigam-me os bons 🙂

Monitor Cardíaco Gonew Energy

A Gnow apesar de não ser uma marca muito conhecida tem surpreendido pelo custo beneficio dos seus produtos.

Um belo exemplo é o Monitor Energy, o qual é um dos frequencímetros mais baratos do mercado. Ao contrário do que muita gente pensa preço não é documento para qualidade.

O GONEW Heat é um monitor para quem se contenta com características mais básicas.

Além da medição cardíaca com a possibilidade de definir três diferentes zonas alvo de treinamento. Ele também oferece as funções de Alarme de Zona Alvo, Calendário, Cronômetro, e Hora.

Sem duvidas o Gonew Heat é uma boa solução para que se satisfaz com o básico.

Atualmente pode ser encontrado nas lojas:

 Veja um vídeo do GONEW Heat

Monitor Cardíaco Oregon Heart Rate 102

A Oregon é uma das marcas referência quando se trata de monitores cardíacos. Seus produtos apresentam poucos problemas e possuem bons preços.

Este é um monitor básico que além das funções tradicionais emite sinais visuais e sonoros quando você sai da zona de treinamento definida.

Compare os preços do Frequencímetro Oregon Heart Rate 102

Monitor Cardíaco Speedo

Em comparação com os modelos anteriores este modelo da Speedo é o que apresenta o maior número de funções. Além da medição da frequência cardíaca, ele também oferece as seguintes funções:

 

Compare os preços do Frequencímetro Speedo

Ps. Mostrei acima dois monitores cardíacos de marcas não tão populares, mas que cumprem o seu papel. Entretanto, resolvi criar duas seções especiais para as marcas: Polar e Garmin que são as mais tradicionais em termos de monitores e também as que apresentam o maior número de modelos.

Então, vamos a eles?

Monitores Cardíacos Marca Polar

Quando se pensa em monitores, relógios e outros aparelhos esportivos a Polar é uma das marcas mais lembradas. Isto se deve aos vários produtos de qualidade, que atendem e melhoram a vida dos atletas, que já foram produzidos pela empresa. Vamos conhecer alguns?

Monitor de Frequência Cardíaca Polar FT7

O FT7 é um dos frequencímetros mais populares da Polar, classificado como modelo Fitness, ele é um intermediário de preço e funções.

Tem como um dos diferencias a possibilidade de travar os botões enquanto você se exercita, o que ajuda a evitar que você aperte algum botão por engano e perca a medição.

Possui também uma transmissão codificada para cada aparelho, o que é útil em provas com milhares de corredores, onde é bem comum em alguns modelos eles registrarem os batimentos de outra pessoa ao invés do seu.

Outro destaque é o Polar EnergyPointer, que é um indicador visual se o seu treino está mais focado para perda de calorias ou para a melhora da condição aeróbica.

Veja as demais características:

Veja um vídeo do Polar FT7

Compare os preços do Frequencímetro Polar FT7

Relógio Monitor Cardíaco Polar A300 (Smart)

A partir deste aparelho lhe apresento um novo conceito para monitores cardíacos: os “relógios esportivos”.

Estes aparelhos possuem tantas funções, dados e informações que não podem mais ser classificados como simples frequencímetros. Quer saber o que tem de bom neles? Então continue lendo…

O Polar A3000 é um dos relógios esportivos da polar com integração com GPS, um dos diferenciais é o Smart Coaching, que é um software que analisa os dados dos seus treinos e informa se você está evoluindo ou não e indica o que deveria fazer para melhorar o seu desempenho.

Outra função que chama a atenção é o Polar Fitness Test (Teste de aptidão física), que segundo a Polar era determinar com até 92% de precisão o seu VO2max que é o total de mililitros de oxigênio que o seu corpo é capaz de transportar. Apesar de ser interessante não confiaria 100% nele não.

Além das características do FT7 e do GPS, ele também possui as seguintes funções:

Veja um vídeo do relógio esportivo POLAR A300 com GPS

Compare os preços do Polar A300 aqui:

Polar V800 com GPS

Se você é um atleta tecnológico, gosta de alta qualidade, completo e não economiza para saber tudo sobre o seus treinos, este é o aparelho ideal para você.

O V800 é o relógio esportivo TOP da Polar, de cara ele já chama a atenção por ter um display de alta resolução com números grandes e diversas informações na mesma tela.

Além das funções de conectividade com smartphones e transferência de dados por Bluetooth, o que mais me chamou a atenção nele foram as funções de altimetria e barômetro (medição da pressão atmosférica), dados bem úteis para quem gosta de corridas de montanhas.

Todos nós sabemos que descanso também é treino e a Polar sabendo disto incorporou neste aparelho um app que te ajuda a saber a carga de treinamento e a recuperação necessária. Veja o vídeo:

O polar V800 também possui funções específicas para a prática de ciclismo e natação, e por isto é um produto super indicado para praticantes de triathlon.

Está em alguma cidade que você não conhece e não sabe aonde treinar com segurança? Então acesse o site online da Polar e verifique rotas de treinos feitos por outros atletas. Além de várias outras informações como planos de treinos e outras dicas.

Além das funções do RC3 , ele também possui:

Veja um vídeo do Polar V800 exibindo planos de treinamento e mapas

O Polar V800 com GPS pode ser encontrado nas lojas:

Monitores Garmin

A Garmin para muitos é a principal marca (ou a mais popular) em relação a monitores cardíacos e relógios esportivos.

A variedade de modelos, funcionalidades e utilidades é incrível.

Alguns modelos fazem em você um verdadeiro RaioX (ou uma ressonância que é mais moderno kkk), outros modelos apresentam tantos dados que você até fica meio confuso para analisar todos. Vamos a eles?

Garmin FR70

Para mostrar que a Garmin não brinca em serviço já começamos com um monitor cardíaco bem “potente”.

O Garmin FR70 foi desenvolvido pensando exclusivamente nos corredores. Com funções como zona de treinamento e alerta sonoro, o aparelho ele é uma opção confiável para controlar os seus treinos para que assim você consiga a evolução desejada no seu desempenho.

Destaque também para o Bluetooth (conexão sem fio) que transfere automaticamente os dados dos treinos para o PC . E para o sistema Garmin Connect que permite você ver o histórico de treinos como batimentos e as caloria s gastas.

Precisa de mais informações (como velocidade, distância, pedômetro)? Sem problemas, o FR70 possui como item opcional um contador de passo que é um sensor que vai preso ao tênis e gera todos estes dados. Veja quais são todas as funções:

Veja um vídeo do Garmin FR70

Compare os preços do frequencímetro Garmin FR70

Compare também o preço do Foot Pod (contador de passos)

Garmin Forerunner 220 com GPS

Indicado por muitos treinadores o Garmin Forerunner 220 é a nova versão do 210 e também um dos frequencímetros mais completos do mercado.

Com ele além de facilitar o acompanhamento da sua evolução pelo seu treinador, ele também será um companheiro virtual para treinar junto com você e te motivar a correr cada vez mais e melhor.

Com a união dos dados dos batimentos cardíacos com o GPS dá para ter um verdadeiro Raio X dos seu treinos e ter uma visão melhor de como você pode evoluir o seu desempenho.

Os relatórios gerados a cada treino são fantásticos.

Você consegue ver desde o seu ritmo médio, ritmo por km, velocidade e até a cadencia de passadas.

Este Garmin também é muito bom para que corre em montanhas, pois mostra a altimetria do percurso percorrido.

Veja aqui um exemplo de um dos meus treinos longos com o monitor Forerunner 220.

Além das funções descritas para o FR70 ele também possui:

Veja um vídeo do Garmin Forerunner 220 com GPS

Compare os preços do frequencímetro Garmin Forerunner 220 com GPS

Garmin Forerunner 920XT

Quer um relógio multiesportivo que te ofereça: uma visão 360 grau dos seus treinos e desempenho + conectividade com o mundo social e com o seu celular? Sim, então conheça o Forerunner 920XT.

Destinados a atletas que levam a sério os seus treinos, suas funções são perfeitas para praticantes de corrida, natação e ciclismo.

Além da já destacada qualidade do GPS do 220, este aparelho leva você a conhecer suas capacidades de atleta ao mínimos detalhes.

Nas funções de corrida o seu destaque vai para tecnologia FRM-Run* que te ajuda a correr de uma forma mais econômica, através da geração de dados da sua cadência e oscilação vertical de passadas, bem como o tempo de contato com o solo. *Não disponível em todos os modelos.

Um de seus diferencias é o modo de operação UltraTreac que desativa o GPS em alguns intervalos permitindo estender a autonomia da bateria para até 40 horas ideal para corredores de longa distância.

Veja outras funções:

Assista um vídeo do Garmin Forerunner 920XT

Compare os preços do Garmin Forerunner 920XT

Desvantagens e Perigos de medir a FC

A facilidade em se medir a frequência cardíaca com estes monitores é incrível, porém eu gostaria de alertar para que você tome cuidado para não ficar refém dos mesmos.

É muito frequente o corredor começar a medir a sua FC e esquecer-se do resto, como eu já disse ela é importante, mas não é a única e nem a melhor forma (dependendo da situação) de você determinar se deve ou não aumentar ou diminuir o ritmo.

Não, como assim?
Deixe-me dar um exemplo, suponha que você se preparou durante dois meses para uma corrida e sempre controlando a sua frequência, daí chega no dia da prova e devido a sua ansiedade os seus bpm estão mais altos que o normal.

Mas como na sua planilha ou tabela diz que você deve correr a 80, 90 % da sua fc, mesmo se sentindo bem você segue a risca e evita ao máximo ultrapassar estes limites, sabe qual vai ser o resultado?

Você vai fazer um tempo maior do que o programado e do que você conseguiria fazer se não tivesse levado a FC em questão e sim a resposta do seu corpo.

Compreendeu? A não ser que você tenha ido para uma prova apenas para treinar não foque muito nos batimentos cardíacos para saber se você pode forçar ou não.

Conclusão

E então amigo co mundo das corridas, gostou do artigo? Eu sei ficou um pouco extenso, mas este assunto dá pano para manga.

Espero que você tenha entendido a importância da frequência cardíaca para o seu desempenho e segurança. Como eu disse acima o uso de um frequencímetro ajuda na aferição, mas não que seja obrigatório.

Depois de passada a febre inicial de medir e controlar os seus batimento cardíacos, você vai perceber que um dos principais benefícios dela é te ajudar a conhecer melhor o seu corpo e as repostas dele a cada treinamento.

Hoje faço a medição dos batimentos apenas de vez em quando, pois na sensação já sei a quanto está a minha frequência e quanto eu posso forçar.

Por fim espero que este artigo tenha ajudado você de alguma forma.

Obrigado pela atenção, boas corridas e boas medições. 😉

É na solidão dos longos treinamentos que se forja o coração do atleta. – Emil Zatopek

Obs.: o autor não se responsabiliza pelos produtos aqui exibidos;

Sair da versão mobile